Síntese Reflexiva: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO - O FUTURO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS E A aprendizagem organizacional e a inovação: o caso Pfizer

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Síntese Reflexiva: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO - O FUTURO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS E A aprendizagem organizacional e a inovação: o caso Pfizer

Mensagem  Suzana.Figueiredo em Seg Mar 08, 2010 1:26 am

Prezados Acadêmicos: Segue os três artigos para a síntese reflexiva. Com os conhecimentos adquiridos até o presente momento, faça uma síntese reflexiva sobre os artigos :
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO http://www.cinform.ufba.br/vi_anais/docs/TeresinhaRenatoIsabelRamone.pdf
O FUTURO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS http://www16.fgv.br/rae/artigos/4650.pdf
A aprendizagem organizacional e a inovação: o caso Pfizer http://portal.crie.coppe.ufrj.br/portal/data/documents/storedDocuments/%7B93787CAE-E94C-45C7-992B-9403F6F40836%7D/%7B901EB6C4-E3EA-437F-AE72-FB7A1419216F%7D/artigoao01.pdf

Ressalto que a síntese deve conter no máximo 30 linhas e ainda deve conter no mínimo outras 3 fontes.

Somente a síntese que conter as propostas acima serão consideradas válidas.

A síntese tem término no sábado - dia 13, às 12:00.

Suzana.Figueiredo
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Re: Síntese Reflexiva: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO - O FUTURO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS E A aprendizagem organizacional e a inovação: o caso Pfizer

Mensagem  Renata Moreira em Seg Mar 08, 2010 7:03 pm

O conhecimento, apesar de ser estudado há muitos anos, só passou a ser valorizado no âmbito organizacional recentemente. Em tempos atuais é visto como recuso estratégico para o mundo dos negócios, produzindo vantagem competitiva sustentável perante concorrentes, além de rentabilidade. Ele se dá a partir da experiência somado ao know-how ou conhecimento processual (conhecimento de como executar alguma tarefa) dos funcionários, ou seja, os conhecimentos subjetivos (tácito), próprio de cada indivíduo e objetivos (explícito), que condiz com o do coletivo, são muito importantes na aquisição da aprendizagem organizacional.
As empresas num determinado momento perceberam que cada funcionário armazena muito conhecimento e com um eventual desligamento do mesmo, esse conhecimento muitas vezes se perde com ele.Então o desafio é criar formas de armazenar e disseminar esse conhecimento produzido, utilizando na empresa de modo sistemático e explícito a todos os componentes da organização.
Quando a cultura organizacional se torna inadequada para no âmbito atual ambiente competitivo, deve-se criar adaptação, visando uma cultura de aprendizagem contínua, fazendo com que ela se mantenha sustentável.
Outras fontes: http://www.numa.org.br/conhecimentos/conhecimentos_port/pag_conhec/learning_enterprise.html
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Aprendizagem_Organizacional.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Know-how
http://recantodasletras.uol.com.br/ensaios/946634

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APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO

Mensagem  suzianebcb em Qua Mar 10, 2010 11:52 pm

O conhecimento sempre esteve na base das mudanças civilizacionais, hoje, com a grande mobilidade das pessoas e dos saberes, torna-se ainda mais importante reflectir sobre a aceleração contínua da sua utilização. As actuais condições técnico-económicas e sócio-culturais, esgotam gradualmente o tecnicismo, emergindo a sociedade da informação, onde o saber e o conhecimento são os recursos fundamentais de desenvolvimento organizacional. A gestão do conhecimento organizacional, tem sido explorado em várias áreas científicas, nomeadamente, as Ciências da Informação, Psicologia, Sociologia, Ciências da Computação, Sistemas de Informação, entre outras. No âmbito das Teorias Organizacionais a gestão do conhecimento emerge como a capacidade que permite às organizações se desenvolverem, inovarem e reforçarem a sua competitividade. Nesta óptica, a gestão de conhecimento é uma gestão do contexto onde o conhecimento é utilizado.A aprendizagem organizacional tem sido um conceito com relevância no domínio das ciências sociais, suscitando um grande número de estudos na tentativa de compreender o fenómeno. Não existe uma síntese consensual que possa servir de suporte para se entender o “estado da arte” do seu quadro conceptual (Fernandes, 2007). A aprendizagem organizacional tem sido um conceito metafórico que assenta na aprendizagem individual, encontrando-se em grande número de modelos que têm transferido os processos de aprendizagem individual para o domínio da aprendizagem organizacional.
Fonte: http://www.aps.pt/vicongresso/pdfs/497.pdf
http://pgpe.planejamento.gov.br/Docs/SEGES_KM.pps
http://www.slideshare.net/rfaria/gesto-do-conhecimento-18750

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Aprendizagem organizacional e gestão de conhecimento

Mensagem  thayana ramalho bueno em Qui Mar 11, 2010 5:15 pm

Entendi que hoje em dia as empresas estão usando mas a questão da gestão de conhecimento por que a globalização econômica vem crescendo rapidamente e mudando a forma do mercado.Aprendizagem organizacional busca em novas mudanças, compreende em novas experiências,novos conhecimentos para aquela organização.Como a competitividade no mercado vem se expandindo as organização estão dando mas importância para o conhecimento organizacional.E também as organização esta sobre dos formato que são o conhecimento tácito aquele esta ligado no ser humano como as perspectiva de valores,a experiência individual e o explicito que esta acessível para as pessoas as informação.Aprendizagem organizacional vem crescendo muito nas empresas estão mais interessados como desenvolver novas e diversas adaptações no mercado de trabalho e também a competitividade entre as organizações.Todos pensam que aprendizagem organizacional e individual que são os mesmo conceito que uma deve trabalhar igual que aprendizagem em grupo têm alguma coisa a ensinar sobre a aprendizagem individual, assim de aprendizagem individual podem ensinar algo sobre aprendizagem organizacional.As organizações de aprendizes vem surgindo nas empresas para uma eventual necessidade de mudanças, que levam ao novos conhecimentos organizacionais que os funcionários estão mas adaptados as novas mudanças na organização.Que o conhecimento organizacional capacita a as tarefas de coletividade para as pessoas que não conseguem trabalhar sozinha.E que o conhecimento explicito trabalha muito em grupo e o conhecimento tácito esta no trabalho individual.A uma diferença entre o aprendizado e a organização são totalmente ao contrario uma trata da comunicação entre as pessoas e a outra trata de esquecer pensa no que certo só pra a organização.Com tudo isso com se diz Pfizer que aprendizado organizacional que a solidariedade e a aprender para ajudar mas.E que aprendizagem e uma forma q ajudar a organização que esta diante de uma dificuldade a ter uma adaptação de melhoria para condição humana que pode continuar crescendo diante de tudo ate da competitividade.
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Re: Síntese Reflexiva: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO - O FUTURO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS E A aprendizagem organizacional e a inovação: o caso Pfizer

Mensagem  Elizaeth lima em Sex Mar 12, 2010 3:15 am

Síntese Reflexiva: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO - O FUTURO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS E A aprendizagem organizacional e a inovação: o caso Pfizer

Entendi que aprendizagem é tudo o que aprendemos durante nossa vida, seja pessoal, profissional, grupal ou individual, a cada vez mais é exigido da organização e do individuo habilidades com alto grau de refinamento. E o homem está em um constante ciclo de conhecimento, quanto mais aprendemos, mais temos a necessidade de aprender, e com este conceito vem o conhecimento tácito “ o conhecimento que se adquire com experiência, observação e compartilhamento do individuo” e explícito “é aprendido de maneira formal registrado através de normas, manuais, leis, códigos e não exige contato pessoal”, que nada mais é do que o resultado deste compreender de informações, experiências, qualidade de serviço, capacidade intelectual, através do mesmo estaremos sempre reorganizando nossas idéias, e é isso que garante uma constante mudança no ambiente, principalmente na organização.Hoje a maior preocupação da empresa não é o produto final, é sim os individuos que participam para aquele produto ser bom, ou seja, o grupo em si, o profissional. O indivíduo aprimora-se e seu potencial tem o merecido reconhecimento, isso impulsiona também uma certa competitividade entre as empresas tendo que ser e estar sempre inovando para continuar no mercado, uma tarefa difícil, mas com a valorização humana está sendo um obstáculo ultrapassado para algumas empresas, porque hoje é nisso que deve-se bater em cima, são essas pessoa que fazem a diferença, são elas que possibilitam as empresas aprenderem. Estas empresas tem que estar atentas ao mercado para definir e redefinir sua estratégia de atuação, pois devem estar capacitados a gerenciar este processo de conhecimento e inovação dentro de sua empresa.
http://www.scribd.com/doc/8297857/BSC-Gestao-Do-Conhecimento-e-Aprendizagem-Organizacional. http://www.eps.ufsc.br/disserta98/karina/cap3.htm. http://www.fundacaofia.com.br/site/livros/1995/liv95-Aprend&InovOrgan.htm[justify]

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Re: Síntese Reflexiva: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO - O FUTURO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS E A aprendizagem organizacional e a inovação: o caso Pfizer

Mensagem  marilza em Sex Mar 12, 2010 4:27 pm

A necessidade e oportunidades da implementação da aprendizagem organizacional pelas corporações como meio de promover o desempenho, a competitividade e suas tentabilidade num cenário de mudanças aceleradas impostas ao mercado pelo advento de inovações num ritmo acelerado a globalização, a implementação. Cada vez mais há a compreensão, no mercado organizacional da necessidade de investimento nas pessoas que fazem o trabalho acontecer, pois reconhecendo que os profissionais necessitam de aprendizagem permanente, valorizando ou aprender dentro das organizaçoes.
Para aprendizagem realmente aconteça, precisamos ter em mente que a pessoa séra o foco de desenvolvimento pessoal. A organizacional tem alguns elementos chaves são sinalizado a tendência em estrutura e organização do trabalho em ambiente dinâmico. Pedendo caracteriza por um processo minuncioso, que requer investimento e dedicação, com o objetivo de mudanças comportamentais.
Assim, a supervisão absoluta do trabalho humano no processo produtivo objetivava combater os caminhos que impediam a obtenção de maior lucratividade possível ao empressarios .
As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos individos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas. htt: http://recantodasletras.uol.com.br/ensaio/946634
htt://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/
http:www.numa.org.br/conhecimentos/conhecimentos_port/pag_conhec/learning_ent...

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Re: Síntese Reflexiva: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO - O FUTURO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS E A aprendizagem organizacional e a inovação: o caso Pfizer

Mensagem  edenilza em Sex Mar 12, 2010 4:51 pm

[justify]A muitos anos, as organizações foram e são pressionadas a se adequarem ao desenvolvimento do mundo, ao avanço da tecnologia e outros. Antes as organizações tinham uma idéia de que sua maior riqueza eram seus maquinários e o seu capital financeiro, com muito estudo, hoje sabems que a maior de todas as riquezas de uma organização é o seu capital humano, e esse deve ser aprimorado através de cursos, treinamentos, capacitações e aperfeiçoamento. Não é só aprimorar apenas o seu capital individual, mas também em grupo, deverá sabe passar os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo. A aprendizagem depende da cultura da organização, onde está inserida e escolher qual a aprendizagem a ser adotada.
Os funcionários são hoje, bem mais valorizados isso de dá porque é mais fácil manter um funcionário com uma vasta experiência, conhecimento e competência, do que perdê-lo para um concorrente e ter de começar do zero ao contratar outro funcionário que não possui a mesma capacidade do outro. Gastará tempo, dinheiro e outros prejuízos.
As informações devem ser armazenadas para que não se percam pois muitas vezes podemos resolver problemas de hoje baseado no ótimo resultado obtido de resoluções de outros problemas anteriores, modificando algumas coisas. Cada organização tem seu perfil e cada problema é solucionado de uma maneira, apenas são quase parecidos. E toda mudança tem o seu lado bom e ruim, elas acontecem através da necessidade de mudança, desenvolvimento/ampliação ou opção.
Fonte : http/www.catho.com.br/jcs/inputer_viewphtml?id=2617&print=1
http/www.revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/download/283/250
http/www.terraforum.com.br

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sintese referente ao texto: Aprendizagem Organizacional do conhecimento

Mensagem  Graci em Seg Mar 15, 2010 11:55 pm

SINTESE REFERENTE AO TEXTO
Gracielle Franco de Morais Sáb Març 13, 2010 12:35 am

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTAO DO CONHECIMENTO


O processo de aprendizagem sofre influencias da atualidade, pois a tecnologia esta aliada a uma massa de informações contidas em inúmeros meios de comunicação inseridos e advindos das novas tecnologia alem de novos meios de organização que esta inserido no contexto de adquirir conhecimento.Partindo de que a aprendizagem e a aquisição de um certo saber com ajuda do outro ou de si próprio o conhecimento e o resultado dessa aquisição sendo também que o conhecimento não produzido de forma casual.
A organização também necessita manter –se viva no processo de aprendizagem, pois as mudanças estão inseridas em todos os cantos, em todos os ambientes e no campo da organização existem varias teorias,algumas delas são
*teoria de garvin
*teoria de sveiby
*teoria de senge
*teoria de stewart
*teoria de kolb.
Essas teorias citadas envolvem as correntes de aprendizagens apresentam dicotomias e visões reducionistas, baseadas em padrões que envolve ação e decisão de estruturas mecanistas.
Na aprendizagem organizacional, e motivada por inúmeros fatores curiosidade, circustancia e pela experiência diária.Existe também um fator meio conhecido da atualidade e a crise, pois não e só um fotor negativo, pois e necessário aprender para saber superar um momento de crise, superando as dificuldades.Este conhecimento dentro desse contexto esta dividida em
*Tácito>subjetivo
*Explicito>objetivo

Portanto a aprendizagem esta relacionada a aquisicao, a construção de um novo saber adquirido de forma soltaria ou com ajuda de algum meio.O mundo ao qual estamos inserido esta continuamente em um processo constante de mudancas ,onde a cada momento e necessário se atualizar tanto para estar sempre atento as necessidades que surgem a todo momento, para estar integrado a sociedade e também ao mercado de trabalho.

Graci

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Aprendizagens organizacional e gestão de conhecimento...

Mensagem  rosiane2 em Sab Mar 20, 2010 7:39 pm

Com base no texto essa aprendizagens organizacional e a gestão de conhecimento visa estabelecer meios para que dentro da estrutura organizacional, elabora e lida como busca de desempenho de cada indivíduo dentro da estrutura das organizações .A busca de novas idéias estabelece ,novas pesperctivas de um boa qualificação no mercado de trabalho. O mercado está competitivo, inovador . Estabelecendo assim , crescimento de cada um de nós ,empreendedores das organizações. Isso é um meio de interligarmos e intergir no meio competitivo. Inovar e crescer , junto com as mudanças nas organizações . Tudo esta ligado e intergido no nosso ambiente de trabalho.

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Re: Síntese Reflexiva: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO - O FUTURO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS E A aprendizagem organizacional e a inovação: o caso Pfizer

Mensagem  EDY em Dom Mar 21, 2010 4:16 pm

DENTRO DO SETOR DE RH USAMOS MUITO O METODO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTAO DE CONHECIMENTO PARA POSSAMOS TRABALHOR DENTRO DAS TECNOLOGIAS E DA ATUALIDADE QUE O MERCADO NOS IMPOEM, ASSIM O DESENVOLVIMENTO, A HABILIDADE, O CRESCIMETO QUE UM PROFISSIONAL ADQUIRI SEJA BEM UTILIZADO PARA DARMOS EXITOS AO OBJETVOS DAS EMPRESAS COM EFICIENCIA ATINGINDO SEMPRE AS CONCORRENCIAS E CONQUISTANDO O MERCADO.

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A Aprendizagem Organizacional e a Inovação: o caso Pfizer.

Mensagem  Danielle Rodrigues em Sex Abr 02, 2010 12:47 am

Entende-se que aprendizagem organizacional é fundamental na concepção de trabalhos e metas realizados numa determinada empresa. Serve como base para o conhecimento, para inovações e competições dentro do mercado de trabalho. É importante sempre estar disposto a aprender e se permitir mudanças para manter-se vivo dentro do mundo globalizado.
Estar aberto a mudanças é estar disposto a conhecer o que é novo, é ensinar, repassar, contribuindo para inteligência organizacional, tirar proveito das situações, buscando realizar tarefas que possibilitem habilidades, talentos que envolve também o conhecimento cultural.
De acordo com Weick e Westley (1996) relatam que muitos indivíduos tratam a aprendizagem organizacional como uma aprendizagem individual em um contexto organizacional. Enquanto que outras afirmam que organizações aprendem da mesma forma que indivíduos aprende. Mas um ensina o outro.
Isso possibilita maior comunicação entre eles, promovendo a interação entre equipes. Segundo Garvin, Nayak et alli,(1998) acreditam que o conhecimento tácito é fundamental para tornar o conhecimento explicito útil. Ambos se completam.
No caso da Industria Farmacêutica Pfizer Inc. ela é uma industria onde sua sobrevivência vem de novas descobertas. Como esse mercado é uma constante evolução é necessário não só aliar conhecimento ao sucesso, mas também investir para que consiga a aprovação de quem utiliza seu produto, que tem de ser eficaz.
A Pfizer investe e seleciona jovens profissionais dentro das próprias cidades onde atua. Ela transmite para essas pessoas sua cultura organizacional. Ela motiva, investe e promove o conhecimento. Procura sempre agir com diplomacia, tira de desafios anteriores, algum embasamento para novos projetos, avaliando sempre os erros e os acertos para que não falhem.

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O Futuro da Aprendizagem Organizacional: Possibilidades e Desafios

Mensagem  Thiago em Sex Abr 02, 2010 1:09 am

Segundo as autoras, a aprendizagem organizacional não tem um futuro certo, apesar de servir como embasamento nos processos de seleção de pessoas capacitadas. Muitas a aprovam de maneira a achar que é uma ferramenta útil, que valoriza um individuo, que se aprimora e tem potencial de reconhecer os processos com grande avalia de compreensão e gestão.
Porém por ter muitos enfoques, contradiz e de alguma forma se torna alvo de criticas que consideram a aprendizagem organizacional como algo sem nexo e de múltiplas vertentes. Isso gera dúvida em relação aos seus benefícios ou em como serem aplicados dentro das organizações.

Trabalhar e agir com diplomacia para que estes conflitos não atrapalhem na produção da organização, mantendo o bem-estar geral na relação entre os funcionários para que eles possam atingir seus objetivos e aprender com seus próprios erros, e principalmente alcançar os ideais da empresa.

Thiago

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Re: Síntese Reflexiva: APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO - O FUTURO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS E A aprendizagem organizacional e a inovação: o caso Pfizer

Mensagem  Regiane Batista em Sex Abr 02, 2010 2:21 pm

A gestão planejada de cargos é uma ferramenta essencial para a orientação dos objetivos e conteúdos da formação, analisando suas competências e evolução conjunta (LE GALL 2008). Compreende-se que as teorias apresentadas como modelos de Aprendizagem Organizacional preocupam-se em estudar a construção do conhecimento de forma individual e coletiva, em processos flexíveis e interdependentes. A aceitação e utilização do aprendizado dependerá dos valores que a organização cultiva e na gestão do conhecimento adquirido.
Quanto aos fatores que motivam o conhecimento, segundo GARVIN (1998), relacionados a curiosidade, circunstância, experiência diária ou crise, concluo que a organização pode estar aprendendo o tempo todo, quando esta aberta para a incorporar e solidificar em seus processos, novas praticas, inovando e empreendendo.
É interessante observar a importância da tecnologia na atualidade e os benefícios gerados pela velocidade na disseminação de informações, a utilização desses meios para se obter melhor comunicação interna e melhora também nos processos gerenciais. As dificuldades enfrentadas diante da globalização do mercado, do aumento na competitividade em meio a tantas a transformações decorrentes do conhecimento adquirido, das perspectivas futuras, faz com que as empresas passem a reformular as maneiras como compartilham as informações e gerenciem seus conhecimentos , buscando reter talentos e desenvolver estratégias de marketing como no caso Pfizer de Raquel Borba Balceiro.

"Qualquer organização, que deseja promover uma transformação em seu ramo de negócios, deve usar todo o seu conhecimento para identificar as idéias revolucionárias e as opções estratégicas não convencionais, que possam ser adaptadas e colocadas em prática"( Tânia Maria Zambelli de Almeida Costa).
A partir dessa afirmação, podemos concluir que responsáveis pela mudança de comportamento em uma organização são as pessoas. Para adotar novas praticas, introduzir novas tecnologias, desenvolver novos produtos ou modificar os existentes, é necessário que haja também evolução na mentalidade das pessoas, dispostas a aprender e também dos incentivos da organização. E o aprendizado organizacional visa essa integração do homem com o novo, com o desconhecido, isso assusta as pessoas, principalmente se as transformações forem radicais se não houver comunicação adequada, gerando insegurança e medo.
A Gestão do Conhecimento tem como objetivo a aquisição de competência nos processos internos, visando uma melhor atuação, um melhor atendimento aos clientes internos e externos (LUIZ MARINS 2009). Observa-se nesse sentido a busca pela aquisição de conhecimento que reflete em competitividade, no alcance de objetivos estrategicos e crescimento, oferecendo também aos colaboradores maiores possibilidades de alcançar objetivos diversos: salariais e emocionais, valorizando os colaboradores e oferecendo incentivos por intermédio de reconhecimento, mérito e realização pessoal de fazer parte da melhor empresa, da melhor equipe, o sentimento de que a organização depende deles para alcançar seus objetivos.
Sendo assim o aprendizado organizacional é também um objetivo a ser perseguido constantemente, visando a melhora contínua no desempenho.
http://www.pauloangelim.com.br/artigos3_42.html <13/03/2010>
http://www.profmarinspod.com.br/podcast/olhando-para-o-proprio-umbigo.html<13/03/2010
LE GALL, Jean Marc. Gestão de Recursos Humanos. São Paulo: Ática, 2008.<14/03/2010>
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